domingo, 19 de fevereiro de 2012

Campinas: paraíso universitário



É bom ter um trabalho que te permite viajar às vezes. Esta semana tive que fazer uma viagem rápida a Campinas porque havia um congresso importante na UNICAMP

Pátio do Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP

Para quem não sabe, a UNICAMP é uma das universidades com mais prestígio no país, mas, mesmo assim, eu não estava animada para viajar. Eu tive que viajar a trabalho algumas vezes no início deste ano e fiquei com preguiça de arrumar a mala, de novo a bendita mala. Também fiquei desanimada porque me disseram que não havia nada a fazer em Campinas. Embora eu já tivesse ido à cidade muitas vezes, eu nunca tinha conhecido nada. Então, decidi que era hora de conhecer alguma coisa.


Com Alice e Rodrigo, em um dos intervalos de trabalho

A universidade é bonita e bem organizada, mas é preciso caminhar muito porque fica tudo distante... Não pude conferir, mas me disseram que há vários bares por perto, em Barão Geraldo, e todos ficam lotados de universitários. Com certeza vai ser aí que eu vou parar na próxima visita à cidade.
Minha opção foi passar o dia na universidade e jantar na casa de uma amiga venezuelana, a Julieta. Ela é casada com um cubano que saca tudo de salsa e merengue e que, se não fosse pelo meu pé arrebentado ainda, eu teria pedido um workshop de dança. Tudo bem. Valeu pela aula de culinária: aprendi a fazer arepas e tenho as fotos para provar.

Na casa da Julieta, comendo deliciosas arepas

As arepas são um prato típico colombiano e venezuelano que se faz com farinha de milho. Uma delícia! Próximo a Campinas, você pode encontrar dois parques divertidos, um ao lado do outro. Minha opção foi pelo Wet’n Wild porque é um parque aquático e eu queria me divertir e me refrescar ao mesmo tempo. 


Na entrada do Wet'n Wild

Para chegar lá, como estávamos atrasados, fomos de táxi, mas dá uma pequena fortuna, cerca de R$100,00, mesmo você negociando com o taxista. Assim, aconselho você a pegar um ônibus que sai rodoviária, no centro, que custa apenas R$9,00. Bem melhor, certo? Foi como voltamos ao final do dia, muito mais econômico.
No parque, você deve provar o delicioso chocolate quente preparado pela Rose, uma paulista simpática e sorridente que, naquele dia, estava com um crachá com o nome de outra funcionária. Conselho meu: perguntem pela Rose, ok? É um doce de menina e o chocolate vale a pena.


Rose

O último dia foi o que me reservou um encontro inesperado e interessante. Adoro conhecer pessoas quando viajo e, desta vez, ao visitar a Lagoa do Taquaral, conheci alguns idosos que faziam ginástica na Academia de Idosos, dentro do Parque Portugal, onde fica a Lagoa.

Seu Arnaldo
Seu Arnaldo, um simpático velhinho, adorou quando me viu com a digital, tirando fotos do lugar. Galanteador, perguntou se eu era alguma miss, o que me arrancou risadas e fez com que eu me aproximasse do grupo. Ele me apresentou aos outros e um deles se ofereceu para me acompanhar pelo parque, pensando que eu era jornalista. Claro que esclareci a situação, mas bem que me deu vontade de ser jornalista naquele momento.

Entorno do Lago do Taquaral
Seu Clésio Veiga me levou para conhecer a Lagoa. As pessoas aproveitam o espaço, amplo e em meio a muitas árvores, para a prática de exercícios.


Lugar propício para a prática de exercícios físicos
Há um bondinho no parque que, aos sábados e domingos, leva você pelos trilhos para conhecer todo o lugar. Custa R$2,00. Baratíssimo, certo?


Estação do bondinho

O passeio também serviu para que Seu Clésio me contasse sua história. Me senti uma verdadeira jornalista. Policial militar aposentado há quase 20 anos, ele é solteiro por convicção e nunca teve filhos. Aos 66 anos de idade, diz não conseguir conviver com nenhuma mulher, mas se confessa apaixonado pelo sexo feminino. Tudo bem, ele me contou sua atual história de amor, mas isso fica em segredo e vocês não tentem me perguntar nada, ok? Compromisso e aliança no dedo, para ele, nem pensar. 


Seu Clésio

Diz não ter viajado para outros países, mas garante que, no Brasil, não há outro lugar melhor para uma pessoa morar. Como boa carioca que sou, tenho minhas dúvidas, mas ficam as dicas. 



Lagoa do Taquaral

Conheça Campinas!






8 comentários:

Rodrigo Campos disse...

Olha eu no seu blog! hehe Excelente texto como sempre! Bjoos!

Alice Moraes disse...

Adorei!! A viagem virou uma história muito legal!! =D beijo!!

Aline Melo disse...

O título não poderia ser melhor! A UNICAMP está em 9º colocada no ranking das melhores Universidades da América Latina!

Blog Feminine Trends disse...

Não conheço Campinas e adorei as dicas! Vários lugares lindos!

Beijos, Va.

•Requetemejor• disse...

Você está ótimo nas fotos e, dessa vez, não dormiu em pé :)

•Requetemejor• disse...

Valeu, Alice!

•Requetemejor• disse...

Excelente, né?

•Requetemejor• disse...

Obrigada, Va! Seu blog também traz muitas dicas interessantes :) Beijos!

Postar um comentário