sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Porque um post sobre a Colômbia não é suficiente

Quando você termina alguma viagem de férias, bate um sentimento estranho, meio que uma depressão pós-viagem. Pelo menos comigo é assim... Claro, isso se a viagem tiver sido maravilhosa. A minha foi. 


Pose com os soldados da casa presidencial



Hoje faz uma semana que cheguei de volta da Colômbia e confesso que ainda me sinto um pouco com o pé em Bogotá, pensando que o táxi que peguei hoje para ir ao médico, aqui no meu bairro mesmo, teria sido muito mais barato se eu estivesse por , porque aqui é caro, muy caro.


Plaza Simón Bolívar


Acho que não comentei no outro post, mas o transporte é muito econômico por lá (claro que para os colombianos isso não é encarado da mesma forma e há os que acham que está além do que deveria estar considerando a realidade do país). De qualquer maneira, você pode pegar um táxi sem medo de levar aquela facada quando for pagar a corrida. Na sexta-feira passada, em São Paulo, do aeroporto de Guarulhos para o hotel, no bairro de Bela Vista, o taxímetro marcou 85,00!!! Joder... Se tivesse sido em Bogotá, certamente teria dado infinitamente menos.



É famoso o TransMilenio, um ônibus comprido que tem uma via própria e que, de maneira geral, anda lotado, embora eu tenha conseguido sentar-me uma vez. O bom é que ele atravessa o trancón, como os colombianos chamam o engarrafamento, e você consegue chegar bem mais rápido do que se pegasse uma buseta (como disse no outro post, significa ônibus, ok?). Ah... e você pode fazer sinal para as busetas a hora que você quiser porque ela param para os passageiros em qualquer lugar. Isso faz o trânsito ser um pouco desorganizado, evidente, mas economiza suas pernas ;)






Um informação importante é falar sobre as zonas de rumba. Há de todos os tipos e para todos os gostos. A mais chique e "vendida" para os turistas, mas que realmente faz parte da vida dos colombianos, é a Zona T. Você encontra bares e restaurantes que concentram a galerinha que quer paquerar com estilo. Mesmo sendo mais caro não é tão caro assim. Vamos dizer que é razoável. Um bom drink e aperitivo para duas pessoas no Hard Rock Café custaram 47.000 pesos (R$47,00). Dá pra pagar, certo? A diferença é que lá, entre os bogotanos, quando amigos saem juntos, dificilmente alguém vai convidar uma pessoa de fora do grupo para dançar. Fica uma coisa meio fechada entre eles. Então, ou vá sozinha/o e arrisque ou já chegue acompanhada/o. Fica a dica.




Mazamorra chiquita... de lamber os beiços
Fora da Zona T, se você estiver faminto e com pouco dinheiro, você consegue encontrar alguns restaurantes mais populares, com boa comida, a 7.000 pesos (R$7,00). Nessas refeições, você ainda tem direito à bebida que pode ser um juguito de naranja, de mora ou de alguns outros sabores. Na boa, tudo gostoso. Eu devorei FELIZ o meu prato e até sobrou. Viajar por lá é possível. Nem precisa mais ter dúvidas sobre seu próximo destino, certo? E, se precisar de companhia, me chama que eu vou :)

0 comentários:

Postar um comentário